<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, setembro 24, 2003

A busca da verdade

Eu diria mais: quem busca Deus com sinceridade, não busca mais do que a verdade, quer disso tenha consciência quer não. Mesmo que a verdade, que é como quem diz, o conhecimento de tudo, não esteja ao alcance do ser humano. Por isso é que pessoas como tu me são tão caras e me merecem tanto respeito. Tu, não o teu Deus.

Pois é, nós somos animais e só animais. Temos 2000cm3 de cérebro, o que permitiu que criássemos artefactos e em consequência disso conceitos abstractos, como a verdade, a fé, Deus, etc. Não quer dizer que sejamos os "escolhidos" entre os restantes bichos da criação, somos fruto do acaso, como tudo no fundo. E é difícil à brava lidar com isso, eu sei, sendo filho de ateu lido com isso todos os dias desde que me lembro de pensar.

De qualquer modo, o Deus da Bíblia não está muito contente com essa procura da verdade, parece-me. Isto é, se concordares que não existe verdade sem conhecimento, por que carga de água é que Ele nos expulsou do Paraíso só porque quisemos conhecer a diferença entre o bem e o mal? E no fundo era tão simples: como escreve o Saramago no "Evangelho...", o bem e o mal não existem em si mesmos, cada um é apenas a ausência do outro.

Não tenho dúvidas, no entanto, de que tal como se explicava as trovoadas como manifestações do sobrenatural - a minha avó ainda hoje se fecha às escuras na casa-de-banho, com medo do "castigo do Senhor", o que ela terá feito para merecer ser castigada é que eu não sei - hoje continuamos a necessitar de Deus para dar sentido à nossa vida tão carente dele e para explicar o inexplicável. E que não é necessariamente de natureza divina, apenas está fora da nossa compreensão.