<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, setembro 17, 2003

Insucesso escolar desmistificado

Não sei se já ouviram falar de um moço que dá pelo nome de Ricardo B.... é um dos residentes da casa do Big Brother. Ora, parece que esse rapaz alentejano tem graves problemas com a língua portuguesa, o que já lhe valeu um valente achincalhanço por parte da apresentadora do programa. Teresa Guilherme decidiu divulgar ao país (queixinhas!) alguns dos erros ortográficos cometidos pelo dito residente aquando do preenchimento da sua ficha de inscrição. Imaginem só o que não será preciso fazer, nos dias que correm, para que alguém se distinga pelos erros ortográficos que dá!
Perdoem-me a distracção, mas não prestei a devida atenção a essa pérola televisiva que é o Big Brother, e consegui apenas fixar que o rapaz trocava os "s" pelos "c" - parece que escreveu qualquer coisa do género "quando era pequeno gostava de cer bombeiro" (ou outro ofício do género, não prestei mesmo atenção) e que "é uma pessoa muito feliz graças adeus" (também já não sei se era exactamente esta a frase, não interessa).

Mas não é que ontem, estava eu a passar os olhos pela TV Guia (não, não estava no consultório do médico, foi mesmo em minha casa), quando percebi a razão de "cer" do problema de Ricardo B.:

"Isaura Barreiros, a mãe de Ricardo, desdramatiza os erros ortográficos do filho. 'Ele sempre foi assim, a trocar os s pelos c. Na escola, era obrigado a escrever 20 vezes os erros que fazia, mas... voltava ao mesmo."

Senhores professores, então não era melhor pôr a criança a escrever 20 vezes a palavra correcta? Coitado do pequeno, assim não há possibilidade de sucesso escolar que aguente!