<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, setembro 24, 2003

Mistérios

Mas se é mistério porquê dar-lhe um nome?

Porquê atribuir-lhe caracterí­sticas?

Porquê uma confissão? Será que o secular, onde vivemos, comemos, bebemos e amamos, tem absolutamente de ser separado do espiritual? Ou será cristão ter o pão guardado? Por essa ordem de ideias, desde que a tua espiritualidade esteja (ou pense estar) em sintonia com Deus - seja lá o que isso for, porque pelos vistos tu também não chegaste a nenhuma conclusão - é legítimo que defendas polí­ticas de desigualdade, injustiça, fome e guerra? Pois, por isso é que existem os Bagões e os Portas. E os Salazares. Porque no Céu, no post-mortem, no Paraí­so, no Juizo Final, no que lhe queiras chamar, a justiça será reposta e todos encontraremos a paz.

E se estiveres errada? São sempre os mesmo que morrem, que sofrem, que choram, que desesperam e em desespero morrem. E na morte acabam, se estiveres errada, claro. Pois é, mas é um mistério, não é? E aceitar esse mistério é muito cómodo e uma boa desculpa para não se questionar o indesculpável.

Por que não assumir que o que todos nós temos é medo de nascermos e morrermos sozinhos e de nunca podermos saber o que vamos encontrar nessa solidão? O medo do vazio. O medo da nossa própria insignificância. O medo de andarmos a desperdiçar esta vida e de não termos outra para compensar. O medo de que não exista sentido nas coisas senão aquele que nós lhes damos.

E um animal não é só um animal? Um animal que nasce no meio do sangue e quando morre é comido por abutres ou vermes é o quê? Ou achas que as galinhas também têm alma? E levam-na para a cabidela com elas? E as minhocas, também têm direito a essa espiritualidade elevada que, para ti, não é fruto dos nossos 2000cm3 de cérebro? E se têm, como é que usufruem dela?

Eu considero-me espiritual, muito espiritual, mesmo. Porque penso e questiono. Porque não sigo caminhos traçados por poderes de vária ordem. Porque acho que no secular é que o espiritual se completa e pode contribuir para mudar ou melhorar alguma coisa. Porque não quero correr o risco de desperdiçar esta vida sem ter mais nenhuma para remendar...

...há quem afirme
há quem assegure
que é depois da vida que a gente encontra a paz prometida
por mim marquei-lhe encontro na vida!