<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, dezembro 17, 2003

Caprichos

Fala-se no Crítico do programa de Natal do Coro e Orquestra Gulbenkian, a Oratória de Natal, de Johann Sebastian Bach com concertos próximas quinta e sexta no Grande Auditório da Fundação, sábado no Europarque. O "caso"? A inclusão antes do coral final da III Cantata (a última do programa deste ano) da ária Flösst, mein Heiland, pertencente à IV Cantata, por mero capricho do soprano, que nas três primeiras só canta um dueto - é menos trabalho pelo mesmo dinheiro rapariga, pfff, eu nunca hei-de perceber esta gente...

Na realidade não tenho absolutamente nada a acrescentar ao que é dito neste e nos post anteriores, mas não posso deixar de manifestar a minha tristeza por este tipo de palhaçada ainda acontecer. Este desrespeito final e indecoroso à concepção estrutural daquele que é para mim o supremo arquitecto da música ocidental. Não se faz. É feio. É triste. É provinciano. É idiota.

É pena que isto tenha lugar num dos poucos redutos da boa música erudita em Portugal. Esperemos que o resto do concerto possa fazer relevar um pouco esta indesculpável presunção.