Uma mulher
Gostava de conseguir escrever sobre o concerto e nada mais do que o concerto. Mas é impossível. O público era estranho. O grande problema de se tornar um nome praticamente incontornável da spoken word e, portanto, de uma certa cultura alternativa - também conhecida como "cultura-ou" - é que depois tem de se gramar com públicos que só não são mainstream porque dá mais estilo ser "ou". E depois é o que se vê. Ursula sentiu necessidade de falar muito, mas o público nunca chegou a abrir realmente o canal. Gente a entrar e a sair, a circular pelas coxias, uma energia estranha aliada a um som desequilibrado que prejudicou demasiadas vezes a fruição do jogo entre as palavras e a música e, por último, um Teatro Municipal muito lindo e renovado, cheio de condições mas no qual quem ocupa a segunda plateia tem de gramar com conversas entre arrumadores, gente a entrar UMA HORA depois do espectáculo começado, a ausência de uma mísera cortina para impedir a agressão da luz de cada vez que se abre a porta para o foyer e seguranças, arrumadores e técnicos a entrar e a sair indiscriminadamente, escancarando - e por vezes deixando escancarada - a dita porta. Sempre que estive prestes a levantar vôo agarraram-me as asas. Nada pode ser mais revoltante num concerto assim. Devo dizer: O TEATRO MUNICIPAL DE SÃO LUIZ DEVIA TER VERGONHA!
Mas apesar de tudo, na minha frente esteve aquela mulher com as suas palavras, os seus músicos e o seu filho na barriga. Foi engraçado, numa época em que praticamente toda a gente faz questão de dar nome e identidade aos filhos a partir do momento em que uma máquina permite que se veja o sexo do bébé, ouvi-la apresentar-se: "I'm Ursula Rucker and we don't know who this is yet". Como que dizendo "It really doesn't matter, as far as love is concerned". No veludo da voz, as palavras rudes e doces e rudes novamente, desfiando-se. Os gestos do seu hip-hop muito pessoal - hip hop is not a musical cathegory, it's a culture-, a honestidade, a consciência, a luta, o amor. Se nós ainda fazemos sentido, tudo isto ainda faz sentido.
Querem saber do que falo, vão ao site conhecê-la. Podem ouvir os dois álbuns e ler os textos. A poesia urbana resiste. E bem.