<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

terça-feira, julho 20, 2004

Sugestão de Campanha de Civilização dos Automobilistas

Há o spot da mãe do Hugo, que ia para o karaté e foi atropelado numa passadeira por um camião. Moral da história: é melhor parar por aqui, parar, escutar e olhar. Pergunta: mesmo quando os automóveis vêm a 90 e não se vêem chegar? Há o spot da filha do António, que não pode crer que o pai "já tenha falecido" [faz-me lembrar aquela já antiga que dizia que a vida se desmoronara como um castelo de cartas, a malta curte é eufemismos]. Pergunta: mesmo quando alguém parou para nos dar passagem e quando chegamos a meio da passadeira nos passa por cima um xico-esperto que acha que o da frente parou porque não tem mais nada que fazer? Ou a responsabilidade de cada um não interessa para o caso?

Pois é, como sou daqueles doidos que - por também conduzir - confia na própria capacidade de avaliar o perigo de obrigar um automobilista, perdão, um dono da rua a parar numa passadeira, esta campanha incomoda-me. E assusta-me. Por isso cá vai um texto alternativo.

Voz off: Esta é a Maria, filha do Gervásio.

Maria: O meu pai ensinou-me muita coisa. Sempre o admirei muito e sempre fez parte da minha vida. Até que atropelou um miúdo numa passadeira. Vinha depressa demais para parar, disse ele ao juiz. E o juiz respondeu-lhe que, estando as passadeiras perfeitamente sinalizadas e conhecendo o condutor o código da estrada, a responsabilidade de vir à velocidade que lhe permitisse parar numa passadeira era, obviamente, dele e só dele. A mãe do miúdo perdeu o filho. Eu perdi o meu pai, que por egoísmo e negligência matou uma criança. Ainda me custa a crer que ele seja um assassino. Eu acho que ele aprendeu a lição, só que à custa de uma vida...

Então, é demagógico o suficiente para a Escola de Pensamento que nos guia actualmente ou será que ainda precisa de alguns retoques?