<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, maio 16, 2005

Amanhã, 17 de Maio, Dia de Luta Contra a Homofobia, o único requisito é não ficar em casa
Programação e linque, tudo sacado ao meu noivo João

14h50 - 17h30

Curta-metragem, Mesa de Debate e Documentário na FNAC Chiado

Auditório Fnac Chiado Armazéns do Chiado Rua Nova do Almada, 110 Lojas 1.07, 2.02, 3.02, 4.07 e 5.13 1150-182 Lisboa Tel: + (351) 21 322 18 00 Estação de Metro | Underground: Baixa/Chiado Entrada Livre

14H50 – Exibição de curta-metragem de animação do “Sponge Bob”

O desenho animado Sponge Bob foi recentemente vítima da direita conservadora norte-americana que questionou a sexualidade desta simpática esponja, que vive no fundo do mar, em Bikini Bottom, junto do seu inseparável amigo Patrick, uma estrela-do-mar cor-de-rosa. O propósito deste ataque homofóbico surgiu da inclusão de Sponge Bob num vídeo a ser transmitido nas escolas norte-americanas onde um conjunto de conhecidos desenhos animados recria a canção “We are Family”. A direita conservadora entendeu que Sponge Bob deveria ser excluído desse clip por não passar uma imagem positiva às crianças, dada a sua presumível homossexualidade…

15h00 – Debate "A homofobia à portuguesa"

O debate centrar-se-á nas diversas dimensões que a homofobia tem em particular em Portugal, nomeadamente teológicas, jurídicas, médicas, políticas, sociais e culturais. Perante uma sociedade que aposta numa educação para a cidadania, não será o debate público o lugar privilegiado para expor e desfazer muitos preconceitos? Não será mais eficaz a luta contra a homofobia, nomeadamente ao nível político, se for permitido ao grupo “tomar o poder”, em vez de vitimizar ou proteger os seus membros?

Moderado pelo Prof. Doutor Fernando Cascais, o debate contará, entre outros convidados, com Celso Júnior (Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa), Sérgio Vitorino (Panteras Rosa), e representantes do PS e do BE.

16h30 – Ante-estreia do Documentário “The Tasty Bust Reunion” (Austrália, 2003, 52’; Realização: Stephen Maclean)

Descrito como o Stonewall Australiano, este documentário relata os eventos ocorridos em 1994, na discoteca Tasty, de Melbourne, numa noite em que 463 clientes ficaram brutalmente reféns da polícia durante horas, obrigados a despirem-se perante as autoridades e examinados com luvas de borracha, num acto que se viria a provar como cruelmente homofóbico. Os clientes do Tasty levaram posteriormente a cabo um acto judicial contra a polícia do Condado de Victoria, acabando por vencer, naquele que se tornou num caso histórico e exemplar na Austrália. Este excelente, rigoroso e, por vezes, bem-humorado documentário faz parte da programação do 9º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, e é aqui apresentado em antestreia, a propósito do Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia.

Organização: Associação Cultural Janela Indiscreta em parceria com a Associação ILGA Portugal e as Panteras Rosa – Frente de Combate à Homofobia Apoio: FNAC, Storm Productions, Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa.

21h

Homofobia Explícita: projecção no Largo Camões de vídeos de violência homófoba

Projecção de imagens violentas de ataques homófobos a Marchas Pride em Belgrado, Cracóvia e Zagreb: a homofobia visível no espaço público na Europa tornada visível no espaço público em Portugal.

Organização: Associação ILGA Portugal

Apoio: Junta de Freguesia da Encarnação