<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d7427130160736514488', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, julho 13, 2005

Ultrapassámos já as 17 000 assinaturas na Petição Contra a Extinção do Ballet Gulbenkian

Porque uma fundação como a Gulbenkian, embora privada, não pode fingir não ter responsabilidades públicas. Porque esta foi uma decisão política, pessoal, indigna do ponto de vista artístico, ético e laboral.

Porque o BG é um marco vivo da dança contemporânea em Portugal e no mundo, e como tal tem de ser respeitado, e não sumariamente exterminado por um bando de tecnocratas que alimentam a alma com notas de dólar.

Porque somos cidadãos com coragem para defender o que é seu por direito de 40 anos de comunhão artística e caminho conjunto.

Porque - entre duas [contadas] críticas aos termos do texto - tenho recebido consecutivas mensagens de apoio, oferta de ajuda e agradecimento, por parte de bailarinos, coreógrafos, estudantes, músicos, reformados, carteiros, arquitectos, do país e de todo o mundo, enfim... need I say more? [Acabou de chegar - enquanto escrevia este post - mais uma mensagem, não sei se é a número 19 ou 20].

Por tudo isto entregaremos hoje a petição - com mais de 11 000 subscritores - ao CA da Fundação Calouste Gulbenkian. E por tudo isto o endereço na internet continuará activo, porque a onda de repúdio e solidariedade parece estar a dar a volta ao mundo e ainda não terminou.

Contra o "Quero, posso e mando!" Contra as arbitrariedades. Contra a morte de um corpo vivo que dá mais a Portugal que os administradores da Gulbenkian todos juntos. O Ballet Gulbenkian não pertence ao Sr.Rui Vilar nem à Sr.ªTeresa Gouveia. Pertence a todos nós. E nós defendê-lo-emos.

P.S.
Ontem no Público, Teresa Patrício Gouveia afirmava que a extinção do Coro e da Orquestra não está em cima da mesa. Péssimo sinal, já que a mesma administradora utilizou, no mesmo jornal há cerca de três meses, praticamente as mesmas palavras para sossegar quem temia pelo Ballet Gulbenkian. Se é isto que vale a palavra do CA da FCG, é melhor o pessoal começar a arrumar as rabecas, que porta de saída está a abrir-se.