<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-5897069651571143186', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sábado, janeiro 14, 2006

Manipulação? Essa agora...

A propósito desta dança das sondagens, muito me tenho lembrado de uma impagável conversa com uma santa alminha com meio curso de comunicação na Universidade Católica no currículo: pois que de acordo os seus católicos professores, nos media não se podia falar em manipulação... mas em persuasão.

Ora então retiro o que tenho dito. Estas sondagens, à luz dos princípios de ética jornalística ensinados na UC - parte do trio-maravilha que chegou aos brilhantes 61% - não são manipulação. São persuasão. Ou seja, pegar no Público ou no desdobrável do Modelo equivale mais ou menos ao mesmo. A diferença é que a publicidade dos hipermercados nos chega gratuitamente à caixa de correio, enquanto que para ter o Público na caixa de correio - mesmo electrónico - é preciso pagar. Persuasão seja, então.

E como já dizia uma moçoila que eu conheço, par bo entend mei palavr bast.