<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5669356\x26blogName\x3dThe+Amazing+Trout+Blog\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://theamazingtroutblog.blogspot.com/\x26vt\x3d-5897069651571143186', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, outubro 27, 2006

Meu coração republicano

Pois... por mais que o Salazar, o Cavaco, o terrífico Zé Povinho, o Teixeira de Pascoaes ou outros que tais me tentem - e muito -, devo dizer que entre ces deux, mon coeur balance... D.Afonso Henriques e D.Manuel I [o que me leva directamente a dar um tiro no sectarismo e lamentar a herança progressista de D.João II que este desbaratou]. Aliás, a explicação enviada para o blog que promove o saudável concurso do Pior Português de Sempre, merece ser citada por inteiro, apesar do português trapalhão:

"Fora de paródia, o pior dos portugueses foi D. Manuel I. Porquê? Razões: foi o fundador do novo-riquismo; foi um imperialista do pior (sim, os portugueses não foram uns santinhos nas "colónias"); foi um oportunista das ousadias dos seus antecessores; foi estúpido, qual novo-rico, por silenciar os mais sábios em detrimento da austeridade e do poder pela ignorância da igreja católica (lembro que o antecessor, D. João II, ajoelhou a escumalha dos cardeais e dos nobres); foi um um comandita dos reis católicos e do vaticano; foi, seguramente, o exemplo do português que gasta no supérfluo e nada no investimento cientifico e progressista. O verdadeiro líder dos "chicos espertos"; foi o responsável máximo pelo extermínio dos judeus em Portugal"
Ricardo Moura

Hão-de concordar: não fosse a responsabilidade - o pecado? - original de D.Afonso, o primeiro, e o meu homónimo Manelinho seria imbatível... Um símbolo nacional como não há outro. Um zé-povinho podre de rico e avant-garde. Aposto que até o Gil Vicente votava nele.



[suspiro]